Quem eram os poetas?

Dentre os poetas que entoavam as cantigas medievais existia uma hierarquia, que era ditada de acordo com a sua posição na corte. A divisão se dava em três categorias: o trovador, o segrel e o jogral.
Os trovadores estavam no nível mais alto, pois quase sempre eram nobres ou tinham algum vínculo de proteção com a nobreza. Nas suas cantigas não existe nenhum fim específico. Sua preocupação era a arte e sua responsabilidade era escrever canções para que pudesse interpretá-las para a corte.

Os cancioneiros menores interpretavam cantigas feitas pelos trovadores. Os segréis e os jograis costumavam ser de classes populares e tinham basicamente a mesma função. Não possuíam autonomia para cantar suas próprias composições, pois entrariam em conflito com os trovadores. Eles cantavam sozinhos as cantigas que os trovadores compunham, ou ajudavam na interpretação como segunda voz. Por serem de classes mais baixas, o que os diferenciava era o meio de locomoção de utilizavam para perambular entre os reinos: o segrel se locomovia a cavalo, enquanto o jogral ia de um reino a outro a pé.

Referências bibliográficas
*Aulas ministradas pelo professor Fernando Fiorese na disciplina de Estudos Literários II na UFJF 2017.3.
Vassallo, Lígia. A Cantiga Trovadoresca
Abdala Júnior, Benjamin, 1943 - História social da literatura portuguesa / Benjamin Abdala Júnior, Maria Aparecida Paschoalin. - 2ª ed. - São Paulo: Ática, 1985.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A mulher medieval

Trovadores Contemporâneos - Parte III

Trovadores Contemporâneos - Parte I