Por que "O eu feminino"?
Olá!
No post de hoje, esclareceremos o nome do nosso blog: O eu feminino: trovadorismo e tempos modernos.
Conforme veremos mais a fundo posteriormente, dentre as cantigas trovadorescas, destacam-se as de amor, escárnio, maldizer e a de amigo - sendo esta a que mais daremos enfoque. Nas cantigas de amigo, o trovador utiliza-se do eu-lírico feminino, e assim "exterioriza suas emoções, aflições, expectativas, encontros amorosos, desencontros etc"¹. Nessa perspectiva, desenvolveremos um estudo acerca do eu feminino sob o olhar do homem medieval e, também, contextualizaremos essa visão com o imaginário contemporâneo.
¹ História social da literatura portuguesa. Benjamin Abdala Júnior, Maria Aparecida Paschoalin. São Paulo: Editora Atica, 1985.

Conforme veremos mais a fundo posteriormente, dentre as cantigas trovadorescas, destacam-se as de amor, escárnio, maldizer e a de amigo - sendo esta a que mais daremos enfoque. Nas cantigas de amigo, o trovador utiliza-se do eu-lírico feminino, e assim "exterioriza suas emoções, aflições, expectativas, encontros amorosos, desencontros etc"¹. Nessa perspectiva, desenvolveremos um estudo acerca do eu feminino sob o olhar do homem medieval e, também, contextualizaremos essa visão com o imaginário contemporâneo.
¹ História social da literatura portuguesa. Benjamin Abdala Júnior, Maria Aparecida Paschoalin. São Paulo: Editora Atica, 1985.
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